De MDNA a Madonna: relembre as capas dos álbuns da Rainha do Pop


As capas dos discos de Madonna retratam a trajetória da cantora de 53 anos e contam um pouco da história da música pop dos Estados Unidos.

Com MDNA, a Rainha do Pop chega à marca de doze discos de estúdio e 30 anos de carreira. Junto com as coletâneas e os álbuns ao vivo, a discografia da loira contabiliza vinte títulos. Porém, o que importa agora são as capas desses 12 trabalhos pois eles construíram e mantiveram a eterna Material Girl no topo.

***

[12º] MDNA (2012): A sonoridade ainda é uma incógnita. O disco chegará ao iTunes em 3 de fevereiro. A capa do álbum é revelada pela cantora em 30 de janeiro de 2012 em seu site e em sua página no Facebook | Single: Give Me All Your Luvin’.

[11º] Hard Candy (2008): Com elementos do hip hop e da música eletrônica, Hard Candy conquista as paradas mundiais. O disco conta com participações de Justin Timberlake, Kanye West e Timbaland.

A foto da capa apresenta uma Madonna boxeadora, exibindo o cinturão de número um do mundo e pronta para brigar com as suas competidoras. | Hits: 4 Minutes, Give It 2 Me, Miles Aways e Beat Goes On.

[10º] Confessions on a Dancefloor (2005): Graças ao álbum, a disco music volta às pistas e às rádios do planeta. O single Hung Up contém um sample de Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight), do grupo ABBA, e se torna o babado do ano.

Por conta do figurino dessa Madonna ruiva, o collant (ou body) volta ao guarda-roupa feminino| Hits: Hung Up, Get Together, Sorry, I Love New York e Jump.

[9º] American Life (2003): Beligerante, o CD é contra o governo do então presidente norte-americano George W. Bush. Sutilmente caracterizada como uma índia, Madonna tenta resgatar o espírito originário dos Estados Unidos. A canção Die Another Day compõe a trilha sonora do filme 007 – Um Novo Dia Para Morrer. | Hits: American Life, Hollywood, Nobody Knows Me e Die Another Day.

[8º] Music (2000): A terceira investida de Madonna no mundo da música eletrônica. Seu visual de cowgirl ressuscita a moda country. | Hits: Music, Don’t Tell Me e What It Feels Like For a Girl.

[7º] Ray of Light (1998): A mescla entre música eletrônica, pop e espiritualidade funciona. A crítica especializada considera Ray of Light como um dos melhores discos da artista.

O trabalho ganha o Grammy de Melhor Álbum Pop de 1998 e apresenta uma nova Madonna. Agora ela é uma mulher centrada, serena e espiritualizada.

A outrora católica se converte à Cabala e, consigo, arrasta uma legião de fãs à filosofia judaica. De forma implícita, o disco foi dedicado a Lourdes Maria, primeira filha da cantora. | Hits: Ray of Light, Frozen, The Power of Goodbye e Nothing Really Matters.

[6º] Bedtime Stories (1994): Primeiro flerte de Madonna com a música eletrônica. A faixa-título do álbum é uma parceria entre a Material Girl e a cantora islandesa Björk. | Hits: Secret, Don’t Stop, Human Nature e Take a Bow.

[5º] Erotica (1992): Com o título de Rainha do Pop, Madonna explora a sexualidade e a nudez ao máximo no disco, nos videoclipes, nas entrevistas, nas fotos de divulgação e na própria capa do disco.

Artisticamente, o álbum é irmão do livro de fotos eróticas Sex (também de autoria de Madonna). Depois disso, a cantora não voltaria a esse universo. O trabalho é a primeira produção de Maverick, selo musical da artista | Hits: Erotica, Fever, Depper and Depper, Bad Girl e Rain.

[4º] Like a Prayer (1989): Disco forte e cheio de simbolismos. Pela primeira vez, os críticos elogiam um álbum de Madonna. Para eles, Like a Prayer representa a maturidade musical da loira.

Apesar disso, o vídeo da faixa-título do LP é extremamente criticado pela Igreja Católica. No clipe – que debate o racismo nos Estados Unidos -, Madonna beija um santo negro.

O trabalho também marca o fim do casamento da cantora com o ator Sean Penn. A capa do disco é a única da discografia da artista em que ela não mostra o rosto | Hits: Like a Prayer, Express Yourself, Cherish e Oh Father.

[3º] True Blue (1986): Apesar da polêmica música Papa Don’t Preach, o disco é um dos mais românticos da cantora. Madonna acaba de se casar com o ator Sean Penn e está muito feliz. A foto da capa demonstra esse período leve e suave. | Hits: True Blue, Open Your Heart, Papa Don’t Preach, Live to Tell e La Isla Bonita.

[2º] Like A Virgin (1984): Com ares de pop star, Madonna se veste de noiva punk e começa a fundir sexualidade e música. O visual com muitos crucifixos e lingeries à mostra conquista o mundo e dá início à Madonnamania. | Hits: Like a Virgin, Material Girl e Dress You Up.

[1º] Madonna (1982): O álbum traz o vigor dos anos 1980. No trabalho, a loira brinca com as sonoridades pop e new wave. O foco da capa é apresentar o rosto de Madonna. | Hits: Everbody, Holiday, Lucky Star, Bordeline e Burning Up.

Gostou? Então, leia também
Documentário Na Cama com Madonna é lançado em Blu-ray nos EUA
MDNA: Madonna revela capa de novo CD
Nova música de Madonna, Give Me All Your Love, vaza na web

(Debora de Lucas | @deboradelucas) | Créditos das imagens: Reprodução

Anúncios

6 pensamentos sobre “De MDNA a Madonna: relembre as capas dos álbuns da Rainha do Pop

  1. Pingback: MDNA: Madonna revela capa de novo CD. Relembre as “caras” dos outros discos da Rainha do Pop | deborando

  2. Pingback: Nova música de Madonna, “Give Me All Your Love”, vaza na web. Será? | deborando

  3. Pingback: Documentário Na Cama com Madonna é lançado em Blu-ray nos Estados Unidos | deborando

  4. Pingback: Integrada às redes sociais, Madonna chega aos 54 anos | deborando

  5. Pingback: Quem pode mais? Madonna ou Lady Gaga? | deborando

  6. Pingback: Madonna relembra início da carreira e fala sobre novo disco em entrevista à MOJO | Mondo Debo, Debora de Lucas, Jornalista, blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: